Armando Vernaglia Jr's profile

Um estudo sobre cores na Fotografia Urbana Noturna

Um estudo sobre cores na Fotografia Urbana Noturna
Outro dia postei em meu Instagram (@armandovernagliajunior) uma série de fotografias urbanas noturnas e ao selecionar as imagens fui notando os padrões cromáticos entre as fotos.
Parte desses padrões surge da natureza do tema, a lanterna traseira de um carro passando é vermelha, o céu do anoitecer é de um azul escuro que pode ou não vir mesclado com outras cores, a luz da cidade muitas vezes é amarelada, e outra parte dos padrões cromáticos vêm da forma como trato as imagens no Adobe Camera Raw e no Photoshop.
Neste artigo vou investigar um pouco mais detalhadamente meus padrões de cor e comentar um pouco das ferramentas que utilizo durante o tratamento para chegar nos resultados que chego.
Lembrando que boa parte dessas fotos está disponível para licenciamento no Adobe Stock e também podem ser adquiridas impressas para decoração de ambientes, entre em contato que conversamos sobre orçamento, formas de entrega etc.
Mas vamos para as cores. Usei o Adobe Color para extrair as paletas de cores das imagens.
E sem esquecer que estamos falando de Fotografia Urbana Noturna, tenho um curso exatamente com este nome ensinando todas as técnicas para capturar imagens como estas que estou mostrando aqui hoje, veja as informações lá no meu site: https://vernaglia.com.br/cursosonline.html
Uma tela do Adobe Color mostrando um exemplo de harmonia triádica, ou tríade de cores, com matizes equidistantes na roda cromática, que é a forma de harmonia de cores mais presente nas imagens que inseri neste artigo.
Harmonias de três cores, como azul, vermelho e verde (RGB), ciano, magenta e amarelo (CMY), ou aproximações desses trios, como azul, vermelho e amarelo, azul, rosa e amarelo, ou outras possibilidades, são as mais percebidas na série de imagens que coloquei acima, as paletas de cor poderiam ser outras clicando em outras partes de cada uma dessas imagens mas é perceptível o predomínio de trios de cores que envolvem vermelhos, azuis e amarelos, também é notável a quase completa ausência da cor verde.

Parte disso é da natureza da fotografia urbana noturna, o anoitecer tende ao azul naturalmente, as lanternas dos carros e faróis de trânsito fechados iluminam com vermelho e parte da iluminação urbana complementa com amarelados, mas a natureza dessa harmonia pode receber inúmeros ajustes, e é aí que entra o tratamento durante a conversão dos arquivos originais no Adobe Camera Raw.

Tenho uma grande tendência de temperar os azuis escuros das sombras com um pouco de roxo, os vermelhos ganham um tom um pouco mais rosado - parte vindo de uma exposição mais clara, parte vindo do tratamento -, com esse rosado muitas vezes se espalhando pelos tons mais claros de azul, o rosa e o roxo acabam funcionando como elementos de ligação entre as cores, uma ponte cromática indo do azul até o vermelho, se todas as luzes possuírem algo de rosa elas irão conversar, se todas as sombras possuírem algo de roxo também.

Esse arco de cores , indo do azul ao vermelho, passando pelos arroxeados tendem a dominar a imagem, dando uma sensação de saturação nessas cores, sendo que não uso o comando de saturação no tratamento, essa sensação vem do fato de que essas cores não estão disputando espaço na composição com outros matizes, ficando apenas o contraste com os amarelos uma maneira de pontuar um contraste na imagem. Esse ajuste fino das cores é mais do tratamento, do ferramental presente no Adobe Camera Raw e no Photoshop, assim como no Lightroom e outros softwares, mas também vem da câmera com o balanço de branco puxando para alguma cor, a exposição pouco mais clara ou pouco mais escura conforme o caso para saturar ou apagar algumas cores e assim por diante.

Vamos ver um exemplo do que faço na conversão do raw no Adobe Camera Raw.
Aqui um exemplo de como utilizo os comandos Misturador de cores e Correção de cores no Adobe Camera Raw, tonalizando realces com amarelo e sombras com roxo no comando de Correção de cores, e ajustando os matizes no comando Misturador de cores. Importante dizer que no balanço de branco (não mostrado na imagem) a cor foi direcionada para azuis e rosas, o que tira naturalmente saturação dos amarelos, novamente sem ter que atuar no comando de saturação dessas cores.
Nem preciso mais colocar a paleta de cores ao lado da imagem, você a este ponto já percebe os rosas e roxos que temperam as cores bem como o amarelo que fica bem pouco saturado.
Não acredito em um certo e errado quando o assunto é cor na fotografia, há quem prefira imagens mais escuras ou mais claras, mais azuladas ou amareladas e sabe lá com quantos temperos diferentes nas tonalidades, o que procurei aqui foi analisar o como eu faço e como prefiro as cores em minhas fotografias, e deixo para você a pergunta: qual o seu tempero nas cores? Já parou para pensar nisso?

Lembrando que você pode adquirir meu curso Fotografia Urbana Noturna, onde explico todas as técnicas para fazer fotos como estas que apresentei aqui. Você pode licenciar boa parte dessas imagens através de meu perfil no Adobe Stock, e você pode adquirir cópias impressas para decoração de ambientes, é só entrar em contato que conversamos a respeito.

Nos vemos num próximo artigo, até lá. Abaixo você vê o vídeo no Youtube onde detalho mais o que foi dito neste artigo e mostro em detalhes o uso do Adobe Color e do Adobe Camera Raw, não deixe de ver. No instante em que publico o artigo (segunda feira, 18/07), o vídeo está como estreia e entrará no ar na terça, 19/07, ative as notificações lá no Youtube que ele te avisa assim que o vídeo entrar no ar. 😊👍

Armando Vernaglia Jr.
fotógrafo, cinegrafista, professor, youtuber, músico e tomador de café.
Um estudo sobre cores na Fotografia Urbana Noturna
Published:

Owner

Um estudo sobre cores na Fotografia Urbana Noturna

Published: